Hospedagem de Sites

Oferecemos serviços com o menor preço e com maior qualidade, sem deixar de lado a inclusão das mais modernas tecnologias digitais.

Hospedagem de Sites

Os diferentes tipos de serviço de hospedagem de sites

Para publicar um site, blog ou loja virtual, uma decisão importante é a contratação de uma hospedagem de sites.

Atualmente existem muitos modelos de hospedagem disponíveis. E isso pode causar uma verdadeira dor de cabeça na hora de escolher a melhor opção para seu site.

Para te ajudar nessa escolha e esclarecer algumas dúvidas, vamos falar nesse artigo sobre os principais serviços de hospedagem de sites que existem. Boa leitura!
O que é um serviço de hospedagem de sites?

Hospedar um site significa armazenar os arquivos de um site em um servidor conectado à internet que permite que as pessoas possam acessar, ler e baixar os arquivos através do navegador. Além de salvar todos os conteúdos que você disponibiliza no local.

Com um bom serviço de hospedagem é possível manter o seu site no ar 24 horas, sem dificuldades de acesso. Assim, os clientes podem acessá-lo em tempo real, de qualquer lugar do mundo.
Tipos de serviços de hospedagem de site

Agora que você entende o motivo pelo qual são importantes, chegou a hora de falar sobre cada tipo de serviço.

Existem diversos tipos de hospedagem de sites, cada um com características distintas e para fins diferentes. Os principais são:

  • Hospedagem gratuita
  • Hospedagem compartilhada
  • VPS - Hospedagem na nuvem (cloud)


Abaixo, falaremos sobre cada um deles.

Hospedagem compartilhada
A hospedagem compartilhada é a opção mais barata que você pode encontrar. Ela é a mais utilizada, pois tem um custo-benefício muito grande comparado aos outros serviços e é fácil de usar.
Quando você contrata o serviço de hospedagem compartilhada, seu site estará literalmente compartilhando o espaço com outros em um servidor. Até por isso, ela é mais recomendada para sites pequenos e com pouco tráfego.
Na maior parte dos casos, as empresas já oferecem uma hospedagem de sites customizada para WordPress, em que o CMS já vem pré-instalado. Isso diminui o tempo de desenvolvimento e permite lançar o site em um período mais curto.
Ainda assim, enquanto você usar este plano, seu site estará limitado a receber pouco tráfego. Por isso, não é recomendado para grandes lojas virtuais e para sites com muito acesso.

VPS ?? Servidor Virtual Privado
Outro serviço de hospedagem popular é o VPS. Ele pode ser considerado o caminho natural dos projetos que deixam a hospedagem compartilhada, se mostrando uma opção mais equilibrada.
Com ele, você ainda compartilha o espaço com outros sites no mesmo servidor físico, mas a maneira como isso é feito é diferente da hospedagem compartilhada tradicional.
Por se tratar de um servidor virtual, a quantidade de memória e capacidade de armazenamento é reservada virtualmente para cada servidor. Ou seja, ela é usada apenas pelo seu site ou os sites que você gerencia.
Desta forma você não sofre influência de outros sites que podem causar lentidão no seu site, como ocorre na compartilhada.
Esse serviço é recomendado para lojas virtuais e mesmo para sites que alcançaram um grande volume de visitas e precisam de um ambiente mais dedicado, com liberdade e mais customização.
Por outro lado, esta customização exigirá maior conhecimento técnico pois apesar de existirem pacotes prontos de servidores virtuais, você será responsável por realizar as atualizações de software, de segurança e de realizar os ajustes finos para adequar o servidor às suas necessidades.

Ao contratar esse tipo de serviço, será necessário ter alguém na sua equipe que conheça do assunto. Geralmente a empresa que desenvolve e gerencia o seu site poderá te ajudar.

Hospedagem na nuvem ?? Cloud
Hospedagem na nuvem, ou cloud, é um serviço que disponibiliza, na internet, vários servidores online. Com ela, um site é hospedado em várias máquinas físicas, que trabalham juntas e distribuem as cargas de processamento, armazenamento de dados e memória.
Com um serviço de hospedagem na nuvem, os recursos (arquivos, imagens etc.) utilizados pelo site podem ser ajustados de acordo com a demanda.
De maneira simples, isso quer dizer que, se por algum motivo o servidor chegar ao limite de acessos, impedindo o tráfego, o acesso é direcionado a um outro servidor, com espaço para atender novas demandas.
Muitos serviços de hospedagem estão trocando seus sistemas VPS tradicionais por sistemas em nuvem por conta dos benefícios que vão desde a facilidade de manutenção até o tempo de resposta mais rápido, o que torna a experiência mais fluída. A hospedagem na nuvem é indicada para lojas virtuais e sites que podem escalar rapidamente. ? ideal para projetos que vão receber muitas visitas e trocas de dados.
Qual serviço de hospedagem escolher?

Mas levando em consideração alguns pontos importantes, pode se balancear o custo-benefício ideal para o seu caso.

Por exemplo, um site institucional de uma nova empresa ou uma empresa que atue em um nicho específico terá um baixo volume de acessos diários e simultâneos. Neste caso, uma hospedagem mais simples, seja em um plano cloud econômico ou mesmo uma hospedagem compartilhada, pode ser um bom começo.

Porém, neste mesmo cenário, se o site possuir uma extranet com serviços utilizados pela equipe de vendas da empresa para realizar pedidos de compra, mesmo que o número de usuários seja relativamente pequeno, há claramente uma necessidade de agilidade e estabilidade. Um cenário que um servidor VPS ou um cloud intermediário será mais adequado.

Como mostrado nos exemplos acima, deve ser colocado na balança o custo e a necessidade. Todos os modelos, no fundo, oferecem maneiras diferentes de cobrança por processamento, memória e armazenamento.

Ter uma correta estimativa de uso e acompanhamento é fundamental para não contratar em excesso nem gerar frustrações para seus clientes.