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DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA APLICAR EM 2020!

conceito de Marketing Digital pode parecer claro, mas, em contrapartida, há muito o que esclarecer. Dessa forma, muitas empresas já estão planejando suas estratégias para o ano de 2020, visando já iniciar o ano a frente das demais!

Não resta dúvida sobre o sucesso e crescimento do Marketing Digital nos últimos anos. E sua empresa? Quer estar preparado para esta tendência do mercado? Então, confira algumas dicas de Marketing Digital para começar o ano com pé direito!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Assim, esta é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento exato.

Entretanto, os meios de executar este processo sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer marketing nos dias de hoje. Dessa forma, o termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Usando canais digitais — como blogs, sites, redes sociais, email, entre outros —, as empresas tentam solucionar os desejos e as necessidades de clientes e potenciais clientes.

Dicas para um 2020 de Sucesso!

Mais um ano se passa e o Marketing Digital segue sendo um dos principais canais de comunicação com os clientes. Assim, para ser bem-sucedido em 2020, é preciso tomar atitudes que deixaram de ser tomadas em 2019. Afinal, acompanhar as mudanças nas preferências da audiência e ficar por dentro das tendências que surgem a cada dia é indispensável para se destacar em um mercado já caracterizado pela alta competição.

Pensando nisso, é bom se preparar o quanto antes para explorar as novas tecnologias que vêm surgindo e adotar as práticas mais recomendas para lidar com o público atual.

Pensando nisso, elaboramos este artigo a fim de descrever as 5 principais tendências de Marketing Digital para 2020. Assim, acompanhe os tópicos a seguir.

1. Uso de chats privados

O uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes contribuições do marketing digital na era da transformação digital. Assim, estes canais servem como plataformas para chamar a atenção da audiência e, em casos mais específicos, dispõem de chats privados que podem ser utilizados para o atendimento.

O sucesso na comunicação via mensagem direta em redes sociais como o Twitter e o Instagram, fez com que as marcas olhassem com maior atenção para esta função.

Por sinal, os chats privados são checados frequentemente pelos usuários e já fazem parte de sua rotina digital. Dessa forma, podemos dizer que é uma versão mais atual do email. Seguindo esta lógica, por que não investir na comunicação em aplicativos que, essencialmente, funcionam como chats privados?

É o caso do WhatsApp, cujas suas funções já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo. Desse modo, a tendência é que isso aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads. Ao invés de oferecer uma newsletter – por exemplo – algumas marcas já oferecem aos seus seguidores a inclusão em grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão.

2. Investimento em Inteligência Artificial

inteligência artificial não para de crescer. Hoje, esta tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots, atendentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender a partir das interações com os usuários.

tendência é que este tipo de aplicação seja apenas o começo de uma expansão de possibilidades. Assim, um exemplo que não deixa dúvidas da importância deste recurso é o crescimento das buscas por voz. Já em janeiro de 2018, o número de pesquisas na internet utilizando esse recurso já ultrapassava a marca de 1 bilhão, por mês.

O que muda é que a evolução tecnológica vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais diferenciada. Hoje, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas.

3. Criação de conteúdos em Áudio

Assim como as imagens, o áudio é um elemento que vem se popularizando no Marketing Digital, principalmente, no que diz respeito às buscas por voz. Entretanto, a tendência vai muito além da mera realização de pesquisas por meio da fala.

Em busca de experiências cada vez mais inovadoras e eficientes, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos sonoros. Dessa forma, a inclusão de um player como alternativa à leitura de um texto torna o conteúdo mais atraente para a audiência.

Isso é apenas um indicativo da força deste tipo de conteúdo. Assim, se você quiser mesmo explorar os benefícios de um material disponibilizado por áudio, valer considerar a criação de um podcast. Se o podcast trouxer um conteúdo considerado relevanteseu efeito na audiência é enorme.

4. Personalização dos Conteúdos

Se você acessar qualquer rede social, notará que o feed traz, frequentemente, recomendações baseadas em sua experiência na internet. Assim, desde os assuntos que você mais se interessa até perfis de possíveis conhecidos são oferecidos para enriquecer e personalizar sua navegação.

Mas tudo isto não é por acaso. Dessa forma, a personalização dos conteúdos para agradar ao usuário é uma tendência que vem se desenvolvendo há um tempo e promete alcançar seu ápice em 2020.

5. SEO ganha cada vez mais destaque

Outra das tendências do marketing digital em 2020 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de resultados dos grandes buscadores, como o Google.

Em tempos de custos de mídia crescente, os conteúdos orgânicos ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando de forma surpreendente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

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