Logo AmbCom

Orçamentos:

(32) 3235-8064

contatos@ambientecomunicacao.com

Localização

Av Sete de Setembro, 53-A - Costa Carvalho - Juiz de Fora

E-Mail

contatos@ambientecomunicacao.com

Telefone

(32) 3235-8064

Facebook
  1. Início
  2. Notícias
  3. Como funciona a internet das coisas e como pode influenciar seu negócio.

Como funciona a internet das coisas e como pode influenciar seu negócio.

O termo internet das coisas vem de um conceito tecnológico onde todos os objetos que usamos em nosso cotidiano estariam conectados através da internet. Chamada também de IoT (Internet of Things), traz consigo a possibilidade de integração entre todos seus objetos tecnológicos, e até alguns que você nem consideraria nesta lista.

Mas além de facilitar sua vida cotidiana, esta tecnologia está se alastrando cada vez no mundo dos negócios. Facilitando diversas tarefas e projetos a internet das coisas veio para ser a revolução tecnológica do século XXI.

O conceito pode parecer algo distante, até inalcançável para pequenas e médias empresas, mas isto é possível e mostraremos alguns exemplos na prática deste seu funcionamento:

DENTRO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

A parte que pode ser considerada mais avançada dentro do mundo de IoT é a parte de produção, verificações de possíveis falhas ou quebra de máquinas reduzem os riscos de prejuízos e aumentam a vida útil dessas máquinas.

NO DESIGN DO PRODUTO

Sensores poderão identificar exatamente como, quando e onde o produto está sendo utilizado, trazendo ideias para a otimização do mesmo.

LOGÍSTICA DE ENTREGA

Desde uma indicação de melhor rota, até mesmo a ajuda para encontrar o melhor meio de transporte para determinadas cargas. O que trará também respostas ágeis de localização para acompanhamento do cliente final.

Os exemplos da usabilidade da internet das coisas acima são os mais visíveis nos dias atuais, mas segundos pesquisas este setor tende a crescer muito mais e daqui um curto período de tempo teremos outras tecnologias muito mais avançadas do que estas.

Uma pesquisa publicada pela McKinsey, uma empresa de consultoria empresarial americana, estimou  que em 2025 a internet das coisas movimentará em todo o planeta mais de 11 trilhões de dólares, sendo que a maioria será em negócios B2B. 

E a sua empresa, já aposta nesta nova tecnologia? Qual as mudanças dentro dos processos rotineiros que você consegue visualizar com a ajuda da IoT?