Logo AmbCom

Orçamentos:

(32) 98802-3980

contatos@ambientecomunicacao.com

Localização

Av Sete de Setembro, 53-A - Costa Carvalho - Juiz de Fora

E-Mail

contatos@ambientecomunicacao.com

Telefone

(32) 98802-3980

Facebook
  1. Início
  2. Notícias
  3. 6 BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA APROVEITAR NESTE MOMENTO

6 BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA APROVEITAR NESTE MOMENTO

Desde o surgimento da COVID-19, o distanciamento social tem sido um convite para a aproximação online. A pandemia impacta nossas vidas e os negócios em todo o mundo, independentemente do tamanho. 

Se antes o comércio eletrônico era considerado mera conveniência em muitas ocasiões, agora é ferramenta importante (e muitas vezes única) para atender a necessidades básicas de consumo como comprar comida, remédios, trabalhar e estudar.

Para entender o impacto do coronavírus no comércio eletrônico global, o site Contentsquare realiza análises semanais, cruzando dados atuais com as 6 primeiras semanas do ano. 

O relatório mais recente apontou, por exemplo, que o tráfego para supermercados online aumentou 219% desde o início do surto. Os setores de tecnologia, casa/móveis, beleza e saúde também registraram aumento de 30 a 60% no volume de transações, refletindo a preocupação dos consumidores em equipar suas casas para quarentena.

Na prática, pesquisas como esta reforçam a necessidade de estar online, seja para minimizar os impactos da crise, seja para encontrar oportunidades de crescimento. 

Com comportamentos e hábitos dos consumidores mudando em uma velocidade jamais vista, como a sua empresa tem respondido?

Oportunidades do comércio eletrônico

Mesmo que o momento seja desafiador, a engenhosidade, flexibilidade e a capacidade de se adequar às mudanças que muitas marcas têm demonstrado são exemplos reais de como a internet é uma ferramenta valiosa para enfrentar a crise.

A Amazon já criou 100.000 novos empregos para gerenciar a demanda extra. Em resposta ao aumento da procura por roupas de proteção e suprimentos médicos, a Cainiao, braço de logística do Grupo Alibaba, lançou a campanha Green Channel e em apenas nove dias, recebeu mais de 7.000 ligações e enviou mais de 5 milhões de produtos médicos para Wuhan e cidades vizinhas.

A plataforma de videoconferência Zoom é outro exemplo de negócio com vendas em ascensão. Além disso, as ações da empresa já aumentaram em mais de 50%.

Plataformas como Netflix, vídeo Amazon Prime e Disney+ também relatam aumento da audiência. Jogos online são outra categoria que está experimentando volumes recordes.

Já tratamos aqui sobre a importância de não deixar de anunciar neste momento. É anunciando que as empresas potencializam o alcance das mensagens, trazendo tranquilidade aos que voltarão a comprar mais tarde e demonstrando disponibilidade aos que precisam comprar agora.

Tendo o isolamento social como principal ação para conter o avanço da pandemia do coronavírus, anunciar não é suficiente se você tiver somente um comércio físico, que provavelmente está fechado neste momento

É por isso que investir em um canal de vendas online o quanto antes é poder garantir que o consumidor percorrerá toda a jornada de compra pela internet. E essa é só uma das vantagens do comércio eletrônico, confira outras 6!

1 Baixo custo de investimento e manutenção

É claro que existem custos iniciais com a plataforma de e-commerce, as integrações e as taxas dos meios de pagamento e empresas logísticas.

Entretanto, os custos iniciais e recorrentes são menores do que os de um negócio físico. No comércio eletrônico você não precisará se preocupar, por exemplo, com o aluguel de um espaço em um bom ponto comercial.

2 Alcance de um grande público

Quando você atua no varejo convencional, sua área de alcance se limita à região em que o seu ponto de venda se encontra e, com uma boa estratégia de divulgação local, no máximo à sua cidade, não é mesmo? 

Em um negócio virtual, você passa a ter um alcance mais amplo, praticamente sem limites geográficos. 

Além disso, você pode estar em qualquer lugar do mundo e acompanhar seus negócios de comércio eletrônico, precisando apenas de acesso à internet.

3 Loja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

Em um negócio físico, você se limita ao horário comercial para vender seus produtos. Quando a sua atuação é em uma loja virtual, o consumidor pode comprar em qualquer dia e horário, inclusive em feriados e finais de semana.

Por mais que a sua operação seja, efetivamente, executada durante o horário comercial, existem formas de automatizar diversas interações com o consumidor. Dessa forma,  mesmo quando a compra for feita sem que ninguém da equipe esteja online, o consumidor terá uma boa experiência, de informação e de relacionamento.

4 Proximidade do consumidor

Em ambiente digital torna-se possível estabelecer laços mais sólidos com o consumidor, não por proximidade, mas por assertividade e customização. 

No e-commerce você poderá acompanhar toda a jornada de compras do seu consumidor. Assim, você pode monitorar o que ele busca, qual tipo de problema quer resolver, como se comporta dentro da sua loja virtual, em que momento pode desistir da compra, qual meio de pagamento é mais utilizado, entre outros dados valiosos que, quando combinados, possibilitarão adotar estratégias mais efetivas de venda e de retenção. 

Ao apostar na plataforma certa, você poderá, por exemplo, identificar que tipo de valor agregado faz diferença para o cliente, identificando se deve investir em uma embalagem diferenciada, fretes mais baixos, envios mais ágeis ou produtos exclusivos.

5 Segurança

Existem diversas ferramentas e formas de garantir a segurança tanto do empreendedor quanto do consumidor no comércio eletrônico. Um certificado digital SSL integrado a sua plataforma, por exemplo, protege os dados dos compradores assim como as informações do próprio negócio contra ataques de hackers ou mesmo fraudadores, já que criptografa as informações da loja virtual.

Além de proteger os dados, este certificado tem uma validação visual (um cadeado verde) para que o consumidor se sinta protegido, além de um selo de segurança que pode ser inserido no rodapé do site.

6 Facilidade

Quando pensamos em facilidade do e-commerce, estamos falando do fato de que, no ambiente virtual, o consumidor está mais suscetível ao fator impulso, comprando imediatamente ao seu desejo.

No ambiente virtual, o processo de compra/venda também é mais rápido. Com um bom layout, informações claras e diferenciais de mercado, será muito mais fácil conquistar não apenas a atenção, mas a compra do consumidor.

Solicite um orçamento